Método desenvolvido no Cemaden pode ajudar a prevenir deslizamentos de terra 5g5j5i

Estudo foi feito em áreas de risco no município de Campos do Jordão e resultados devem auxiliar nos cálculos de edificações de muros de contenção (foto: MCTIC)

Aplicando metodologias integradas de geotecnia e geofísica, o pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Cassiano Antonio Bortolozo realizou estudos em área de risco de deslizamentos no município de Campos do Jordão (região serrana do Estado de São Paulo). q6f50

Segundo o Cemaden, os resultados podem contribuir para a prevenção de impactos em edificações construídas em solos vulneráveis a movimento de massa e deslizamentos. Também devem auxiliar nos cálculos de edificações de muros de contenção para prevenção de deslizamentos de terra.

A pesquisa se valeu de sondagens geotécnicas e levantamentos geofísicos para mostrar o histórico dos impactos e as causas de deslocamento de construções, principais estruturas envolvidas no movimento (entre rochas, argila e sedimentos) e identificação de diversas composições do terreno.

Todos esses fatores influenciaram a instabilidade do solo e os processos de deslocamento rotacional do terreno, afetando as construções existentes desde a década de 1940 até as edificações mais recentes.

O estudo “Combined analysis of electrical and electromagnetic methods with geotechnical soundings and soil characterization as applied to a landslide study in Campos do Jordão City, Brazil” foi publicado no Journal of Applied Geophysics em fevereiro de 2019.

Fonte: FAPESP