Estiagem já afeta 185 mil pessoas no Rio Grande do Sul, diz Defesa Civil 3m4g6e

A seca continua atingindo famílias no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil do estado, 184.938 pessoas foram afetadas pela estiagem desde setembro de 2011. Vinte e sete municípios já decretaram situação de emergência e outras 17 cidades estão em estado de alerta. A chuva que caiu durante todo o final de semana em solo gaúcho amenizou a situação nas lavouras do estado. 131a6l

A região mais atingida pela estiagem no RS é a Central, onde existe apenas 10% de água no solo. No Sul e no Norte a situação é um pouco melhor, mas igualmente preocupante. Nestas áreas, existe 20% da presença de água no solo.

A cidade mais afetada pela seca é Arroio do Tigre, com 7.546 pessoas sendo atingidas de alguma forma com a estiagem.

O tempo seco deve voltar na terça-feira (3) em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Apenas na Fronteira Oeste, entre as cidades de Quaraí e Alegrete, existe risco de chuva.

Municípios que já decretaram situação de emergência – Cruzeiro do Sul, Fontoura Xavier, Engenho Velho, Novo Xingu, Liberato Salzano, Barra Funda, Fortaleza dos Valos, Putinga, Cerro Branco, Crissiumal, São Pedro das Missões, Constantina, Rodeio Bonito, Ilópolis, Coronel Bicaco, o do Sobrado, Chiapetta, Santa Cruz do Sul, Frederico Westphalen, Ibirubá, Lagoão, Vila Maria, São José das Missões, Jóia, Pinhal Grande, Palmeira das Missões e Arroio do Meio.

Fim do racionamento em Novo Hamburgo – O nível do Rio dos Sinos aumentou em cerca de um metro nos últimos dias. Com isso, Novo Hamburgo suspendeu temporariamente o racionamento de água. Os reservatórios da cidade também estão cheios. (Fonte: G1)