Professor cria sistema para que as estradas não congelem 4n664f

Um professor de engenharia do Instituto Politécnico de Worcester, nos Estados Unidos, tem uma ideia interessante para resolver o problema do congelamento de estradas no inverno: um encanamento com um fluido aquecido serviria como fonte de calor para o derretimento da neve. 4r2d44

O sistema idealizado pelo professor Rajib Mallick está baseado em um encanamento que a por baixo das estradas, com um fluido resistente ao congelamento. Este fluido seria aquecido pela luz do sol e mantido, assim, em câmaras com isolamento térmico, é o que conta o site Dvice. Quando houvesse uma nevasca ou simplesmente acúmulo de neve na estrada, o fluido seria liberado para o encanamento, derretendo o gelo.

As estimativas do professor dão conta de que o sistema custaria aproximadamente U$ 12,5 mil (cerca de R$ 21 mil) por cada 50 m de cano, sendo capaz de recuperar seu investimento em apenas seis meses.

O site Ecofriend lembra que uma ideia similar já está em desenvolvimento pela empresa Solar Roadways. A empresa pensa em substituir o asfalto tradicionalmente utilizado em estradas por painéis solares que podem ter automóveis ando sobre eles.

O sistema forneceria energia para a iluminação da estrada, para estações de abastecimento de carros elétricos e para aquecer a pista em casos de acúmulo de neve. (Fonte: Portal Terra)