Novos testes sugerem que o elefante é capaz de reconhecer a si mesmo, uma característica que só havia sido confirmada antes em humanos, chimpanzés e, de forma limitada, em golfinhos. 4v5n6m
Uma elefanta de 34 anos do Zôo do Bronx (EUA), chamada Happy, mostrou a cientistas que elefantes podem reconhecer o próprio reflexo num espelho, um comportamento complexo e observado em poucas espécies.
O auto-reconhecimento pode estar na base da complexidade social observada entre os elefantes, e ligar-se à empatia e altruísmo que os animais, que têm cérebro grande, já demonstraram possuir, disse a pesquisadora Diana Reiss, da sociedade que istra o zoológico.
Em um experimento realizado em 2005, Happy encarou a própria reflexão num espelho e, repetidas vezes, usou a tromba para tocar um”X” pintado sobre seu olho. A elefanta não poderia ter visto a letra de outra forma que não no espelho. Além disso, ela ignorou uma outra marca pintada sobre o outro olho, com o mesmo cheiro e textura, mas invisível. Detalhes do estudo aparecem, ao longo da semana, no website do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences. (AP/ Estadão Online)